quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As razões de criar uma Fundação

A Vox Populi foi criada, por mim e pela minha esposa, em 2008, mas a ideia de criar a Fundação já pairava no meu espírito há muito tempo. Eu queria criar um a Fundação genuína e interventiva aproveitando toda a minha experiência profissional de 35 anos na área de estudos de opinião. Tinha o exemplo do Ibope no Brasil, que criou uma Fundação para usar a pesquisa de opinião como uma forma de intervenção social, nomeadamente através de apoio a programas escolares para a realização de inquéritos locais. Nós já iniciámos uma parceria com eles, e estamos à procura de escolas secundárias portuguesas que queiram implementar esses programas.

Houve também, desde a primeira hora, a preocupação de olhar para os Portugueses que vivem no estrangeiro, e que nós tão mal conhecemos, pois não sabemos quem são, o que pensam, e que relações têm com Portugal e com a Alma portuguesa. E já realizámos, e vamos publicar em breve, o primeiro estudo em França, e queremos realizá-lo em outros países.

Queremos também recolher a opinião dos jovens universitários, e estamos a iniciar o projecto Campus Explorer, com inovações nos temas a tratar e na metodologia da inquirição.

Vamos utilizar as ferramentas de recolha de opinião para auscultar os portugueses e para conhecer a sua sensibilidade relativamente às grandes questões da actualidade. Já lançamos, com o apoio da Marktest, o "Índice Vox Populi" em que os portugueses avaliam regularmente e de forma multifacetada, o “estado da nação”, e estamos a preparar o lançamento de um indicador do "bem-estar" dos portugueses, uma espécie de PIB da Felicidade.

Uma outra vertente da Fundação prende-se com apoio a causas ligadas à sustentabilidade e ao apoio ao desenvolvimento de zonas deprimidas. Neste domínio estamos a apoiar uma associação (Associação Rio Vivo) para contrariar a desertificação de uma freguesia rural (S. Pedro do Rio Seco), e, com esse objectivo, vamos lançar pelo segundo ano consecutivo um prémio para estimular o aparecimento de ideias: o prémio Ribacôa.