quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fundação Vox Populi leva as sondagens de opinião às escolas portuguesas

.

A Fundação Vox Populi está a promover, a nível nacional, um programa que vai levar a pesquisa de opinião às escolas portuguesas. Trata-se do programa NEPSO, iniciais de “a Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinão”. Este programa foi iniciado, no Brasil, no Intitulo Paulo Montenegro, associado do Ibope, com quem a Vox Populi estabeleceu uma parceria.O programa foi apoiado pelo Ministério da Educação que o divulgou nas escolas, facto que muito contrbuiu para o seu sucesso.

A ideia é simples: uma escola, ou um conjunto de escolas, escolhe um tema de pesquisa de opinião para ser levada a cabo nos seus bairros, nas suas freguesias, nas suas localidades, ou até dentro das próprias escolas. Os temas, escolhidos pelas escolas,  serão, em princípio, do interesse da colectividade local, e são muito variados: a segurança, o ambiente, as relações entre as pessoas, a violência doméstica, o emprego, etc… O grupo de pesquisa, adentro da escola, será constituído por professores e alunos. A Fundação Vox Populi dá formação aos professores, acompanha os estudos, responde a dúvidas, resolve problemas. Haverá um "site" totalmente dedicado ao NEPSO, para servir de plataforma à gestão dos projectos.

O projecto NEPSO baseia-se numa metodologia de ensino que propõe o uso dos estudos de opinião como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, aumentando os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos, a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos. É um projecto pluridisciplinar para ser desenvolvido nas escolas por professores e alunos do ensino básico e/ou secundário, envolvendo  professores de diferentes disciplinas, os alunos, a comunidade em que a escola está inserida,  e a comunidade NEPSO/F. VOX POPULI , que promove o programa.

Lançado, em Portugal,  no final de 2010, o programa conta, este ano, com a participação de 62 escolas de todo o país, que abrangem mais de 1800 alunos e mais de 150 professores. Foram recebidos mais de 100 projectos de pesquisa, focados em aspectos de âmbito escolar ou comunitário, designadamente violência escolar, sustentabilidade e ambiente, tabagismo, entre outros.

Participam neste programa escolas dos distritos de Aveiro, de Braga, de Bragança, de Castelo Branco, de Coimbra, de Évora, de Faro, de Leiria, de Lisboa, do Porto, de Santarém, de Setúbal, de Viana do Castelo, de Vila Real e de Viseu. Porto (24 candidaturas), Lisboa (15 candidaturas) e Aveiro (15 candidaturas) foram os distritos com mais projectos apresentados, enquanto que nos distritos de Coimbra e de Viana do Castelo foi submetida somente uma candidatura.

Os autores do estudo de opinião, premiado por um júri nacional, receberão um prémio pecuniário no valor de 5.000 euros e uma viagem ao Brasil (para um professor e um aluno), que contempla a participação no congresso anual do Instituto Paulo Montenegro – IBOPE UNESCO, e que conta com a presença de educadores, de estudantes e de académicos de diversas partes da América Latina e da Europa envolvidos no programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”.

É já neste sábado, dia 15 de janeiro, que vai ser realizado o primeiro encontro de formação, que terá lugar na Escola Alemã, em Telheiras. A Marktest, a Apodemo associaram-se a esta iniciativa e participarão nas acções de formação, as quais versarão sobre as diversas fases dos projectos:

. Explorar o tema
. Definir os objectivos do Estudo
. Definir a quem vão colocar as questões
. Desenhar uma amostra
. Definir como se vai perguntar
. Desenvolver um questionário
. Pré-testar o questionário
. Escolher um tema
. Entrevistar
. Trabalhar os dados
. Tirar conclusões
. Apresentar os resultados
. Dar vida à informação obtida

.